Japan House Projetos Transdisciplinares

Japan House na Avenida Paulista – Inspiração para projetos transdisciplinares

Nenhum comentário

Essa semana eu tive a oportunidade de conhecer um espaço cultural novo em São Paulo: a Japan House, situada na Avenida Paulista 52, em frente à Casa das Rosas. Após a visita de quase duas horas, saí de lá com a certeza de que a casa nipônica recém-inaugurada na capital paulista servirá como mais um ponto de partida inspirador para projetos transdisciplinares nas escolas, ajudando professores a criarem cada vez mais aprendizados integrados e significativos.

Que tal, por exemplo, os professores de arte, história e física, prepararem uma sequência de aulas em conjunto e depois levarem os alunos à Japan House? Poderiam trabalhar os seguintes temas:

1. Arte

  • No primeiro andar, existem vários modelos de bolsas furoshiki – após aprender a técnica de fazer os nós da forma correta, os alunos podem fazer a sua própria obra de arte japonesa, pintando um pano de algodão.
  • A fachada do prédio é feita de madeira, o que poderia inspirar para uma maquete redimensionada, imitando a construção ou até para novos desenhos adaptados.
Japan House Projetos Transdisciplinares
Bolsa estilo furoshiki

2. História

  • No térreo, existe um espaço multimídia com aproximadamente dois mil livros para consultas, que possibilita uma comparação do Japão antigo com o moderno. Segundo o próprio site do espaço (Japan House São Paulo), a missão é atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão contemporâneo, oferecendo aos visitantes uma perfeita tradução do Japão do século 21, sem se esquecer de suas raízes e tradições. Desta forma, poderia ainda trabalhar a questão dos estereótipos em relação à cultura japonesa e paralelamente comparar o Brasil antigo e moderno.
Japan House Projetos Transdisciplinares
Espaço multimídia com livros em Português, Inglês e Japonês (para consultas)

3. Física

  • No térreo, está exposta a casa de chá Fuan (Fuan Teahouse), o máximo da arquitetura temporária, com um enorme balão de gás hélio, coberto por um tecido de organza. Há também várias outras obras do arquiteto famoso Kengo Kuma. Todos os projetos exigiam um cálculo apropriado para a construção não desabar no momento da realização.
  • As exposições contam com esculturas de bambu, obras que precisam de equilíbrio para se manter estável.
Japan House Projetos Transdisciplinares
Casa de Chá Fuan, com balão de gás hélio, na Japan House em São Paulo.

Enfim, qualquer outra matéria poderia ser incluída neste projeto. Tenho certeza que todo professor observador conseguiria contribuir com algum assunto pertinente: por que não tentar fazer um hossomaki na cozinha experimental? E se isso for difícil demais, preparar um chá verde matcha, que inclusive é servido no café do local. Cantar uma música japonesa como Sakura no hana. A geografia poderia ajudar na questão da imigração e fazer uma ponte com a reflexão sobre o tema “Japão antigo vs. contemporâneo”.

Mencionar aqui que uma visita a qualquer espaço cultural, seja conhecer pintores famosos no MASP, assistir a um concerto na Sala São Paulo ou observar os detalhes das esculturas de bambu na Japan House, só pode acrescentar para a formação holística dos estudantes, parece óbvio e vem sendo propagado por décadas. Mas o que realmente importa neste contexto é lembrar que as instituições de ensino e as famílias precisam se complementar nesta tarefa. Em outras palavras: não adianta a família cobrar da escola que frequente mil e um espaços culturais por ano, se os pais raramente levam os seus filhos para um museu ou concerto. E também não está certa a escola que continua dando somente aulas tradicionais sem conexão entre as matérias, sem oferecer atividades fora do espaço escolar, que ajudam os estudantes a integrar o conhecimento teórico com a prática exigida do dia a dia.

Vale a pena ressaltar que a entrada na Japan House é gratuita. Construída pela comunidade japonesa em São Paulo, é uma iniciativa do governo japonês. Foi inaugurada no início de maio de 2017 e além de São Paulo, são planejadas mais duas unidades em Londres e Los Angeles.

Japan House Projetos TransdisciplinaresJapan House Maquete-minJapan House Bambu-minJapan House Entrada-min

Se você já conheceu também esse espaço cultural rico, deixe as suas sugestões para trabalhos transdisciplinares abaixo desse post. Dômo arigatô gozaimasu!

***

Andreas Panse é suíço e mora no Brasil desde 2005. Formado em Pedagogia pela Universidade de Zurique, atua como consultor pedagógico na Escola Suíço-Brasileira. Leia mais…
Compartilhar

Deixe uma resposta