TEDxSãoPaulo educação

TEDxSão Paulo 2017: 10 ideias sobre educação que merecem ser espalhadas

5 comentários

Você não conseguiu participar do TEDxSãoPaulo, que ocorreu no Allianz Parque neste sábado, dia 12 de agosto? Não tem problema! Confira aqui no Professor Inovador a lista que fiz de 10 ideias sobre educação, que foram espalhadas por mais de 25 palestrantes de diferentes áreas.

Os números deste grande evento, que une tecnologia (a letra “T” de TED), entretenimento (E) e design (D), impressionam: 10.000 pessoas compareceram e mais de 100.000 assistiram à transmissão ao vivo pelas mídias sociais.

Esta edição do TEDxSãoPaulo (versão independente dos TEDTalks) teve como objetivo debater sobre o papel da educação além do diploma e contou com a participação de diversos artistas que ajudaram a tornar o evento de um dia inteiro leve e agradável.

Mas vamos diretamente para a minha lista de 10 ideias que merecem ser espalhadas! Todas elas têm um ponto em comum: mostram que é preciso sair da zona de conforto para realizar sonhos aparentemente impossíveis e alcançar metas que possam parecer distantes.

(1) “Testes para ingressar em faculdades não medem autonomia, responsabilidade e solidariedade!” Braz Nogueira

Diretor da Escola Presidente Campos Salles e diretor regional de educação do Ipiranga, Braz Nogueira literalmente quebrou as paredes da escola dele, possibilitando aos alunos um aprendizado colaborativo. Seguindo o modelo da Escola da Ponte, em Portugal, os alunos aprendem na prática as competências exigidas no século XXI, como trabalho em equipe e autonomia. Contam sempre com a ajuda dos professores que lhes oferecem recursos para que eles descubram as próprias respostas.

(2) “Respeitem as singularidades de cada um!” Rodrigo Mendes

Fundador do Instituto que leva seu nome, Rodrigo Mendes é consultor na área de educação inclusiva e ficou tetraplégico aos 18 anos. Ele fez um pedido oficial ao comitê olímpico de Tokio 2020: “Para simbolizar a união entre as olimpíadas e paralimpíadas, por favor, não apaguem a tocha no final das olimpíadas! Deixem-na acesa até o início das paralimpíadas, emitindo desta forma um sinal forte da necessidade de enxergar todos os atletas como um conjunto só.” O público no estádio adorou a proposta e apoiou a gravação do vídeo com um aplauso frenético.

TEDxSãoPaulo Rodrigo Mendes
Rodrigo Mendes impressionou o público com seu pedido ao Comitê Olímpico de Tokio 2020.

(3) “Cuide do alinhamento entre o que você prometeu ontem e o que faz hoje!” Clóvis de Barros Filho

Essa frase colocada pelo professor, filósofo, doutor e livre-docente pela ECA-USP, é fundamental para qualquer indivíduo. Quantas vezes nós já pregamos algo e fizemos logo depois o contrário? Por exemplo, se você for educador, não pode exigir dos seus alunos que entreguem a lição de casa no prazo estipulado, se você mesmo não consegue honrar os deadlines das correções.

(4) “Não existe pergunta ruim!” Claudia Siqueira

Diretora do Instituto Sidarta, historiadora, pedagoga e consultora educacional, Claudia Siqueira destacou-se pela competência na sua área. Enfatizou muito bem que a escola é lugar de se viver a pergunta. Concordo plenamente com essa visão, pois os bons professores incentivam a curiosidade dos estudantes, respeitando as diferenças no que se refere às habilidades individuais. Além disso, não se cansam de responder às perguntas, mesmo que tenham de repetir a resposta 5 vezes, até que todos finalmente tenham entendido o assunto.

TEDxSãoPaulo Claudia Siqueira
Claudia Siqueira, do Instituto Sidarta, durante o evento TEDxSãoPaulo, dia 12/08/2017.

(5) “Com determinação e perseverança, você chega lá!” Ferréz (Reginaldo Ferreira da Silva)

Inúmeras vezes perguntaram ao escritor, romancista, rapper, poeta e empreendedor: “O que você quer fazer com esses textos ridículos? Ninguém compra poesia!”

Atualmente, ele é reconhecido internacionalmente, com obras publicadas na França, Itália, Espanha, Portugal, México, Argentina, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. Ferréz explicou de forma muito convincente o seu sucesso: “Seja determinado, perseverante e apaixonado pelo que faz, se inspire nos grandes mestres, e você chegará lá!”

(6) “Pais, passem mais tempo com seus filhos!” Alessandro Marimpietri

Psicólogo, pesquisador e professor universitário, Alessandro Marimpietri enfatizou algo tão simples na teoria, mas tão difícil para colocar em prática. Já ouvimos essa frase mil vezes, mas vale a pena destacá-la aqui, pois somente repetindo conseguiremos mudar esta triste realidade em muitos lares. Tanto no Brasil, como no mundo inteiro, falta interação entre os familiares mais próximos.

TEDxSãoPaulo registro visual
Registro visual elaborado durante a apresentação de Alessandro Marimpietri.

(7) “Você me ensinou a fome do saber!” Heloisa Schurmann

Professora e escritora de 3 best sellers nacionais, em 1984, antes de embarcar com a família para velejar pelo mundo, Heloisa Schurmann foi questionada várias vezes: “Como você vai ensinar os seus filhos lá no alto do mar? Serão verdadeiros vagabundos!”

Hoje, todos são bem-sucedidos e o filho mais velho falou recentemente para a mãe: “Você me ensinou a fome do saber!” A experiência no mar ensinou o conteúdo de forma prática a seus filhos. Por exemplo, o darwinismo em Galápagos, a cadeia alimentar dos peixes na “porta” da casa/barco e a sociabilidade interagindo numa escola em Tonga. Foi aí que seus filhos aprenderam o respeito por culturas diferentes.

(8) “Quando você aprende algo valioso, repasse o seu conhecimento. Não o guarde só para você!” Joyce Fernandes (Preta Rara)

Professora de história e poetisa, Joyce Fernandes, mais conhecida como Preta Rara, lembrou que a longo prazo faz mais sentido você compartilhar o que aprendeu, pois representa o caminho certo para as pessoas serem cada vez menos egoístas. O que ajuda você a não se sentir tão isolado no mundo.

(9) “Vá a um local distante, apague todas as luzes, olhe para cima e veja o espetáculo da via láctea!” Carlos Fairbairn

Fotógrafo apaixonado pela astronomia, Carlos Fairbairn incentivou todos os ouvintes a redescobrir a beleza natural do nosso entorno. Principalmente para quem mora em São Paulo, vale a pena sair da cidade para ver a beleza do céu noturno, sem a poluição que apaga a maior parte das estrelas da nossa visão. E o espetáculo visual que o universo propõe para adultos e crianças é uma ótima oportunidade para entrar em questões mais profundas, como: “O que, afinal, estamos fazendo aqui na terra?”

(10) “Aprenda a cair, levantar e tentar de novo!” Karen Jonz

Atleta profissional, tetra campeã mundial de skate vertical, empreendedora, compositora e artista, Karen Jonz comentou sobre o preconceito enfrentado como menina que entrou no mundo do skate. Para ela, aprender a cair, levantar e tentar de novo, tem dois sentidos: aprender a enfrentar adversidades como o preconceito e não desistir mesmo após uma queda, machucando os joelhos e cotovelos.

TEDxSãoPaulo programação
O TEDxSãoPaulo do dia 12 de agosto de 2017 foi muito bem organizado e contou com uma programação variada.

O TEDxSãoPaulo 2017 foi muito bem organizado. A primeira palestra começou às 11h em ponto (e pontualidade é muito importante para um suíço!), conforme prometido. Durante o dia inteiro, o evento surpreendeu com uma ótima programação, alternando discursos com música, magia, poesia e dança. Com isso, não foi cansativo assistir a tantas palestras e o tempo passou muito rápido.

O apresentador Cazé Peçanha destacou-se como mestre de cerimônia, criando conexões descontraídas entre as diversas palestras. A cantora Tiê impressionou com uma performance impecável.

Vale a pena também falar sobre alguns aspectos referentes às apresentações:

  • Adorei os registros visuais de cada apresentação, uma particularidade de todos os eventos TEDx no mundo (favor ver imagem da ideia #6, acima). Esses registros são muito criativos e resumem o conteúdo de cada palestra, exigindo um poder de síntese enorme dos responsáveis pelas palavras escolhidas e desenhos ilustrativos.
  • Os apresentadores que focaram em um único assunto e se aprofundaram em sua ideia central deixaram um legado maior, comparado com aqueles que tentaram abordar vários temas em pouco tempo.
  • Às vezes, a apresentação não sai exatamente da forma planejada. Neste momento, é difícil lidar com essa situação, mas tudo bem, a vida segue! Um quarteto que se atrapalhou na sequência das falas estudadas, passou por essa experiência. Só resta dizer que é admirável a coragem de se apresentar na frente de 10.000 pessoas! Mayara Silva de Souza esqueceu uma parte do início do poema que recitou, por causa da enorme emoção do momento e todos no público se solidarizaram. “Posso recomeçar?” ela perguntou no microfone. „Claro, sem problemas!“ responderam e tudo deu certo.

Valeu a pena ter ido. Não perca o próximo evento TED!

Agradeço os seus comentários!

***

Andreas Panse é suíço e mora no Brasil desde 2005. Formado em Pedagogia pela Universidade de Zurique, atua como consultor pedagógico na Escola Suíço-Brasileira. Leia mais…
Compartilhar

5 comentários em “TEDxSão Paulo 2017: 10 ideias sobre educação que merecem ser espalhadas”

  1. Preparamos o evento com muito carinho! A ideia dos registros visuais que você mencionou acima chama-se “facilitação gráfica”, e o Brasil hoje tem ótimos facilitadores que fazem um trabalho inspirador 🙂 . Obrigada pela presença e pela matéria! Um abraço!

  2. A Thais do TEDxSãoPaulo já respondeu: eles realizam cerca de 4 a 6 eventos TEDxSãoPaulo por ano (são sempre divulgados nas redes sociais: facebook.com/TEDxSP e instagram @tedxsaopaulo). O evento sobre educação é anual, e o próximo será em 2018. No final de setembro farão o TEDxSãoPaulo “O Futuro do Trabalho”, e em novembro o tradicional TEDxWomen.

Deixe uma resposta